Você sabe o que é Bleachorexia?

10 ago

Você sabe o que é Bleachorexia?

Bleachorexia

A busca incessante pela perfeição física cria cada vez mais distúrbios psicológicos. Quanto a aparência dos dentes não seria diferente. A facilidade de acesso a clareadores dentais e a obsessão em conseguir um sorriso “de cinema” leva muitos ao vício pelo clareamento dentário.

Nos Estados Unidos o distúrbio recebeu o nome de Bleachorexia, um termo em inglês que caracteriza aqueles que têm desejo compulsório de clarear os dentes. Uma pessoa que sofre dessa síndrome nunca está satisfeita com o tom de sua dentição e isso pode gerar problemas físicos.

Clareadores dentais químicos podem causar alergias na gengiva, enfraquecer os dentes, deixá-los sensíveis e até mais escuros. Em casos mais graves o esmalte e a interior dos dentes são permanentemente danificados. Por isso recomenda-se que o clareamento seja realizado e/ou acompanhado por um profissional de odontologia que, por sua vez, também tem o papel de alertar o paciente quanto aos excessos e suas consequências.

Além do dentista, quem demonstra sintomas de Bleachorexia deve procurar a ajuda de um psicólogo. Isso porque, assim como a anorexia, essa síndrome distorce a visão estética que o indivíduo tem de si mesmo e descarreta uma série de atos irracionais em sua caçada compulsória pela perfeição.

Fonte: Terra

Redação Dental Sorria
Diversos profissionais colaborativos que lhe deixam atualizados sobre todos os eventos que a Dental Sorria participa e buscam na mídia as melhores notícias da área odontológica, curiosidades, matérias e dicas para deixar você sempre bem informado.

As opiniões aqui expressas são as do autor e não refletem necessariamente as da Dental Sorria. A empresa não assume qualquer responsabilidade por erros nas informações aqui contidas, nem por qualquer dano que possa decorrer do uso delas ou da confiança nelas.