Novembro azul: mês de alerta para a saúde masculina

17 nov

Novembro azul: mês de alerta para a saúde masculina

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Homem, e é por isso que levantamos aqui a bandeira de prevenção do Novembro Azul.

Anualmente a campanha tem o objetivo de informar a população sobre o que é a doença e como se prevenir do câncer de próstata. Um dos motivos da mobilização mundial é incentivar os homens a manterem suas consultas em dia no urologista. Somente este especialista é capaz de realizar uma avaliação clínica individual sobre o risco de desenvolvimento desse tipo de câncer.

Você sabia que o câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem, sendo a segunda maior causa de morte por câncer na população masculina? No Brasil, anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença – em 2013 mais de 13 mil homens morreram.

De acordo com médicos especialistas, a principal forma de prevenção do câncer de próstata ainda é com a detecção precoce da doença. Exames iniciais como dosagens do PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame físico da próstata são fundamentais.

Por isso, seja um bigode de responsa e previna-se!

Pratique atividades físicas, tenha uma alimentação saudável e balanceada, e faça exames regularmente. Se você tem mais de 50 anos consulte um urologista com frequência. Pessoas com a pele de cor negra ou que tenha parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata, o indicado é que a avaliação seja iniciada aos 45 anos.

Fonte: Instituto Lado a Lado pela Vida e Inca.
As opiniões aqui expressas são as do autor e não refletem necessariamente as da Dental Sorria. A empresa não assume qualquer responsabilidade por erros nas informações aqui contidas, nem por qualquer dano que possa decorrer do uso delas ou da confiança nelas.